Você está em: Home > Negócios > Vendas e Comercial

Vendas e Comercial

Vendas e Comercial

Você quer entender melhor qual é a diferença entre vendas e comercial? Saiba que essa dúvida é mais comum do que você imagina e paira sobre diversas pessoas e organizações empresariais.

Vendas e comercial são dois papéis muito distintos que geralmente são confundidos inclusive pelas empresas que buscam profissionais nessa área. É muito comum a contratação de um especialista comercial para gerenciar o departamento de vendas, isso acontece porque muitos estabelecimentos ainda não sabem diferenciar uma função da outra.

Entenda o que difere profissionais de venda e comercial e descubra o papel de cada um deles para ajudar no crescimento das empresas.

Vendas

O profissional de vendas deve “vender”, e trazer todos os resultados determinados pela empresa. O gerente de vendas é  o responsável por coordenar a equipe de vendedores e priorizar meios para que todas as metas sejam alcançadas.

Nesse campo, o profissional de vendas deve usar estratégias para que os objetivos da empresa em vendas saiam do papel e virem uma realidade.

Um profissional de vendas deve dominar algumas competências como: Comunicação, compreensão nas necessidades do cliente, coerência, profissionalismo, saber antecipar soluções, entender como fazer a abordagem correta, ser persuasivo, entre outras habilidades que ajudam no contato direto com o público alvo da empresa.

O setor de vendas é o que está na linha de frente e que tem o contato com o cliente, por isso, o profissional deve ter atitude e proatividade, além de conhecer muito bem o produto que está promovendo. O Gerente de vendas é que vai coordenador essas ações e encontrar melhores táticas para que o negócio seja concretizado.

Comercial

A missão de um gerente comercial é totalmente diferente de um gerente de vendas. O profissional que cuida da área comercial possui uma ação mais estratégica, eles atuam no campo de planejamento e criam ações para que a empresa possa atingir os resultados esperados.

É o comercial  que define planos de marketing, abordagem de preços, linguagem de comunicação a ser usada no mercado, sistematização de rotinas, controle de estoques, infraestrutura para que o departamento de vendas tenha êxito.

O departamento comercial possui profissionais estrategistas para controlar o fluxo de fornecimento e melhorar ao processo para a execução das vendas. Ao contrário de um Gerente ou supervisor de vendas que precisa ter mais visão de campo para efetivar as vendas.

As principais habilidades de um profissional do comercial são: Capacidade de elaborar controles administrativos e de processos, organização, planejamento, conhecimentos técnicos em sistemas de gestão, estoque e marketing, saber tomar decisões, entre outros.

Vendas x Comercial

Um departamento precisa do outro para alcançar os objetivos da empresa, de um lado o comercial que promove ações de automação de venda e que fornece apoio ao setor de vendas que por sua vez consegue organizar melhor o vendedores e  aproveitar melhor suas capacidades para concretizar mais negócios.

Com uma boa gestão do setor comercial, os departamentos de vendas conseguem ter um suporte de apoio, principalmente quando usados sistemas de ERP para garantir mais eficiência nas entregas dos produtos e conseqüentemente aumentar a capacidade de reposição de estoque.

Em resumo, o profissional do comercial tem o foco na redução de custos e aumento da lucratividade, enquanto que o profissional de vendas tem seus esforços dedicados em promover estratégias para que as vendas sejam concretizadas através de sua equipe de vendedores.

Uma empresa que almeja o sucesso não pode escolher entre uma ou outra aérea, especialmente as que possuem um grande volume de produtos e que focam na expansão. Por isso, ela deve aliar o departamento comercial e vendas para que ambas possam executar seus papéis com o objetivo de trazer os melhores resultados para o negócio.

Papel estratégico e papel técnico são extremamente importantes para as empresas, Entendendo isso, é possível que cada uma dessas áreas receba a atenção necessária para melhorar os resultados das companhias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Copyright © 2018 Diferença Entre. Alguns direitos reservados.
Avenida Paulista, 742 - São Paulo / SP - CEP 01310-000.