Você está em: Home > Língua Portuguesa
Onde a Aonde

Na linguagem coloquial é comum a ausência de preocupação com as regras gramaticais. Usamos neologismos, gírias, estrangeirismos e substituímos palavras por outras parecidas mas que possuem significados diferentes. Porém, não podemos usá-la em todos os momentos visto que o contexto do diálogo pode exigir o uso da forma culta. O uso dos termos “onde” e “aonde” exemplificam essa...
Afim e a fim

Estudei muito hoje a fim de descansar amanhã” ou “Estudei muito hoje afim de descansar amanhã”? Você sabe qual a forma correta? A fim e afim são palavras homófonas (pronúncia igual, grafia diferente), mas com significados e classificação morfológica diferentes e portanto devem ser usadas em situações específicas.
Afim pode ser um adjetivo usado em três situações diferentes:
Significando...
Anexo e Apêndice

Em uma pesquisa rápida pela internet é comum vermos apêndice e anexo como sinônimos, mas esses dois termos representam coisas distintas e facilmente distinguíveis.
Segundo o dicionário Aurélio o significado é parecido:
Anexo é uma dependência contígua a outra considerada principal, aquilo que está ligado ao fundamental como acessório.
Apêndice é uma parte anexa a uma obra, um suplemento...
Mau, Bom, Mal e Bem

Mal e mau são palavras homônimas, ou seja, possuem a mesma pronúncia mas significado e grafia diferentes. Por causa disso a dúvida sobre qual usar em cada frase é muito comum.
Mal pode ser substantivo, advérbio ou conjunção. No primeiro caso significa doença, moléstia, aquilo que é prejudicial ou nocivo (A depressão é considerada o mal do século).
Como advérbio significa algo inconveniente,...