Você está em: Home > Gerais, Saúde e Qualidade de Vida > Urgência e Emergência

Urgência e Emergência

emergencia

É cada vez mais comum vermos em estabelecimentos de saúde uma mudança no padrão de atendimento que deixa de ser por ordem de chegada e passa a ser pelo sistema de cores. O Sistema de Classificação de Riscos leva em conta a gravidade da ocorrência e organiza o atendimento por meio de uma escala que vai da cor azul (não urgência) para os casos mais simples, para o verde (semi-urgência), amarelo (urgência) até o vermelho (emergência) que exige intervenção médica imediata. Mas afinal, qual a diferença entre urgência e emergência?

Apesar de nos dicionários os dois termos possuírem a mesma definição sendo considerados sinônimos, na literatura médica elucidam situações distintas segundo o professor do Departamento de Medicina preventiva da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Silva Paim.

Urgência é a situação clínica sem risco de vida iminente mas com risco de desencadear complicações mais graves e até mesmo fatais se não tratadas com certa rapidez. Fraturas, transtornos psiquiátricos e asma brônquica são alguns exemplos.

A emergência é o processo com risco iminente de vida que deve ser tratado o mais rápido possível para que todas as funções vitais do indivíduo continuem sendo exercidas e para evitar sequelas ou complicações graves. É o caso de pacientes com traumatismo crânio encefálico, parada cardiaca e respiratoria e infarto.

Apesar dos conceitos, a classificação de um quadro de saúde não se baseia em critérios pré-definidos. Somente na avaliação médica ao se levar em conta os sintomas, a especificidade do caso, o contexto e o quadro geral de saúde é que se define se é uma emergência ou urgência.

De forma resumida a diferença fundamental entre emergência e urgência é o risco de vida, ou seja a ameaça ao sistema cerebral, circulatório e respiratório. No primeiro caso o risco de vida é iminente, no segundo não é iminente e há ainda uma terceira classificação para os casos em que o risco de vida é inexistente chamados de problemas de rotina. Essa categorização irá definir o tempo, a gravidade e a necessidade de agir de cada caso.

Leave a Reply

Copyright © 2017 Diferença Entre. Alguns direitos reservados.
Avenida Paulista, 742 - São Paulo / SP - CEP 01310-000.