Você está em: Home > Educação, Gerais > Etica e Moral

Etica e Moral

etica-e-moral

Se pensarmos de forma pragmática, a moral e a ética possuem a mesma finalidade, a de orientar a conduta humana para viver em harmonia, distinguindo o certo do errado e por isso é difícil de distingui-las no dia a dia. Para a filosofia são termos complementares mas com significados diferentes.

Ética é o conjunto de valores cujo objetivo final é o bem. Vem do grego “ethos” e significa caráter, índole. Se refere ao comportamento humano, como se portar diante das situações. Também pode ser definida como a reflexão da moral humana analisando comportamentos e crenças para determinar se são aceitáveis ou não. É a avaliação e a ação humana de forma genuína e natural e por isso é considerada intrínseca. A divulgação por parte de um médico de informações sobre um paciente sem seu conhecimento, por exemplo, é antiético, independente do lugar do mundo e em que época isso acontece.

Moral é a prática desses valores. Do latim “Morales” significa “relativo aos costumes” ou seja, é o que as pessoas fazem e pensam. É criada pelos diferentes grupos humanos e orientam o modo como cada pessoa deve viver em sua comunidade para o bom convívio. A moral se modifica ao longo do tempo e entre diferentes culturas, resultando em valores estabelecidos pelos e para os cidadãos e por isso não tem validade universal. Um exemplo é o uso do Niqab (véu usado para esconder o rosto e corpo) pelas mulheres árabes. Alguns países exigem o uso desse traje para manter a moral da mulher e de sua família, para
outros é um símbolo de dominação.

A moral é um conjunto de regras externa aos indivíduos e por isso precisa ser imposta e adquirida, já a ética é caracteriza pela análise racional do comportamento
humano. A ética é universal, a moral é definida por condutas histórico-sociais. A ética é o princípio, a moral a atitude.

Leave a Reply

Copyright © 2017 Diferença Entre. Alguns direitos reservados.
Avenida Paulista, 742 - São Paulo / SP - CEP 01310-000.