Você está em: Home > Pessoas > Diferença entre Incentivo e Motivação

Diferença entre Incentivo e Motivação

Nós, muitas vezes, temos dificuldade de discernir palavras que representam ter o mesmo significado, porém só aparentam. Na verdade tem sentidos muito diferentes. Amor próprio e autoestima, poder e autoridade, desejo e necessidade, felicidade e sucesso, entre outras. Hoje gostaria de comentar especificamente a diferença entre incentivo e motivação. INCENTIVO é tudo que vem de fora e interfere em mim, então faço alguma coisa. MOTIVAÇÃO é tudo o que coloco dentro de mim para alterar o meio onde vivo ou atuo. Uma pessoa tocada a incentivo parece um carro que você enche o tanque e ele vai rodar até que o combustível acabe. Então você precisa encher o tanque novamente. Uma pessoa tocada a incentivo está sempre reclamando de algo, ou achando culpa em alguém. Uma pessoa tocada a incentivo você pode dobrar o salário dela que ela vai achar outra coisa para reclamar. As empresas durante muito tempo investiram apenas em incentivo para que seus colaboradores produzissem. Hoje muitas empresas já descobriram que incentivo estimula, mas não motiva.

Por isso estão investindo em conscientização, formação, sensibilização e treinamentos. O incentivo é momentâneo, logo se esquece, a motivação fica gravada no subconsciente. No incentivo se faz algo pelo que esperar receber, na motivação se faz algo com consciência do que aquilo agrega na sua vida. Quantas vezes já ouvi pessoas me dizerem que foram à uma palestra de motivação sensacional. Quando pergunto algo sobre o conteúdo da palestra ninguém se lembra. Porque não era uma palestra de motivação, e sim de incentivo. Na palestra de motivação o participante viaja para dentro, fazendo uma análise de seu comportamento, colocando a reflexão no subconsciente, para no momento adequado utilizar aquela informação. Onde a palestra é de incentivo, se faz quem assiste se movimentar, viajar para fora, se exercitar, dançar, se agitar. Há uma euforia momentânea, se ri muito, mas passado o momento não fica nada gravado que agregue no comportamento futuro. Por isso que em nossas palestras o show é de conhecimento, e a mágica é a da transformação.

(por Luiz Antonio Silva que é diretor e palestrante da PHAROL. Formado em BioPsicologia)

Termos de busca comuns:

diferenca entre motivacao e incentivo, motivação e incentivo, motivação, qual a diferença entre motivação e incentivo, diferença entre incentivo e motivação, incentivo e motivação, qual a diferença entre motivo e incentivo, qual a diferença entre incentivo e motivação, diferença entre motivação e incentivação, diferenca entre motivo e incentivo

Leave a Reply

Copyright © 2014 Diferença Entre. Alguns direitos reservados.
Avenida Paulista, 742 - São Paulo / SP - CEP 01310-000.