Você está em: Home > Comunicação, Tecnologia, Tecnologia da Informação > aGPS x GPS

aGPS x GPS

Então, o que é aGPS? Como ele difere de um GPS “de verdade”? Nós iremos sanar todas as suas dúvidas, mas de início já saiba que é Melhor que um GPS “normal”.

Estudando o assunto e mais precisamente cada termo, podemos entender:

aGPS vs. GPS: o Básico

Ok, vamos para as definições: aGPS = assisted global positioning system (sistema de posicionamento global assistido), enquanto um GPS = global positioning system (sistema de posicionamento global) é não assistido.

Tá, e quem está prestando assistência e porque isso importa? Bom, quando você liga um sistema de GPS, ele precisa encontrar a orbita e  o sincronismo com os satelites relevantes, e converter isso nos resultados que são chamados de TTFF (Time To First Fix) – tempo para os seis primeiro, e quanto tempo antes você teve sua localização apontada. Este TTFF inicial é frequentemente chamado de “início a frio”, e em sistemas SiRF III  (o sistema antigo de GPS), ele demorava de meio até alguns minutos para pegar o sinal. Naquela época, dependendo de sua localização, interferência, informações do horizonte: em locais abertos é mais rápido do que em ambientes fechados, com construções ou outras interferências.

Mas quando você usa um aGPS (GPS assistido) todo o processo é bem mais rápido. Com muita frequência ele usa as próprias torres de celulares que tem receptores GPS (ou uma base perto) e estes receptores estão frequentemente pegando informações do satelite e computando os dados. Estes dados são passados para o telefone celular (quando requisitado) e isso age como um “atalho” desde que algum satélite relevante para sua localização já esteja identificado e todas as computações de GPS sejam geridas por um computador terceiro. Este é o resultado de um sistema para você usuário final, por quê:

  • Localização mais veloz
  • Menos processamento é exigido pelo dispositivo, e isso
  • Economiza tempo de vida da bateria
  • Aquisição dos pontos em locais fechados e ambientes poluídos (com interferência).

Confira algumas informações deste FAQ online:
Pergunta: O que e um GPS assitido (aGPS)? E como ele faz para me encontrar se só existirem dois satélites disponíveis?
Reposta: Para casar com os padrões da indústria, a precisão de localização de um GPS requer no mínimo três medições GPS. O termo “Assistido” se refere a como os recursos de rede são usados para providenciar uma medição mais robusta quanto há menos satélites visíveis.

  • A precisão é corrigida em alguns segundos.
  • Aproximação é muito precisa (de 5 a 50 metros).
  • Linha de visão para os três satelites não é necessária como num GPS normal, com dois satélites visíveis aGPS consegue localizar.
  • chip GPS é obrigatório no aparelho.

Como você viu, é vantagem aparelhos com sistema aGPS por uma série de motivos vistos acima, e veja que ele já deve obrigatoriamente ter um chip GPS também.

Termos de busca comuns:

agps, a-gps, diferença entre gps e agps, qual a diferença entre gps e agps, agps x gps, gps x agps, a-gps x gps, diferença entre agps e gps, qual a diferença entre gps e a-gps, yhs-fullyhosted_003

8 Responses to " aGPS x GPS "

  1. […] antigo de GPS), ele demorava de meio at alguns minutos para pegar o sinal. Mas quando voc usa um Agps (GPS assistido) todo o processo bem mais rpido. Com muita frequncia ele usa as prprias torres de […]

  2. Paulo disse:

    O tradutor errou ao traduzir TTFF (Time To First Fix) como “tempo para os seis primeiro” (sic), confundindo FIX com SIX. Na verdade significa “Tempo para o primeiro fixo” ou seja, o tempo para que o GPS sincronize o primeiro satélite. O sistema SiRF III não é “um antigo sistema de GPS”, trata-se, na verdade, do tipo de receptor mais sensivel e moderno dos GPS atuais.

  3. David disse:

    Tenho uma dúvida. Se eu tiver em meu celular um aGPS e no local que eu estiver não tenha sinal da operadora (ou seja, sem conexão GPRS) ele também funciona?

  4. fabricio disse:

    legal saber, mas esse recurso é pago ? usa internet ? como seria ?
    estou vendo de comprar um celular com essa tecnologia, não esta muito diferente o preço comparando com um que tem GPS

  5. Dilson Rodrigues disse:

    cara muito obrigado por essa explicação, isso decidiu o modelo do aparelho que estou comprando!!!

  6. Hector disse:

    Estou pensando em comprar um tablet GENESIS… porem muitos dizem ter GPS outros dizem ter aGPS….
    Acredito que se eu comprar um que informe apenas que possui aGPS, eu nao conseguirei utilizar a funcao GPS sem internet… correto?

    aGPS, significa que eu necessito de internet?
    Obrigado!

    • Nathália disse:

      Hector, ambos deveriam funcionar sem internet, porém, na prática o aGPS precisa se comunicar entre as torres de celulares e o satélite, processo que (repito, na prática)pode lhe causar incomodo sem o uso de internet.

Leave a Reply

Copyright © 2015 Diferença Entre. Alguns direitos reservados.
Avenida Paulista, 742 - São Paulo / SP - CEP 01310-000.